LOGIN

A SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE ACADÊMICO

Embora algumas doenças e condições mentais tenham uma forte determinação genética, na maioria dos casos elas aparecem por uma combinação defatores que vêm tanto do indivíduo quanto de seu contexto.  Atualmente, sete das causas mais amplamente reconhecidas que podem desencadear um transtorno mental em jovens são as seguintes:Atualmente, sete das causas mais amplamente reconhecidas que podem desencadear um transtorno mental em jovens são as seguintes:


1. Falta de soft skills  
As soft skills são competências que nos ajudam a nos relacionar melhor com a gente mesmo e com os outros, mas também a ser mais assertivos, a tomar melhores decisões e a nos autogerir para alcançar nossos objetivos.  
Quando os alunos chegam à etapa universitária sem desenvolver e fortalecer as próprias soft skills, eles podem ter muitos problemas interpessoais, cometer erros críticos e estabelecer caos com a organização do próprio tempo, o que lentamente corroerá a saúde mental deles, uma vez que estão mais expostos ao estresse constante. 


2. Excesso de carga acadêmica
O aumento do estresse nem sempre decorre da falta de autogestão e assertividade; pode ser também pelo fato de que a carga acadêmica se torna genuinamente incontrolável, a menos que horas de sono e momentos de lazer e autocuidado sejam sacrificados.


3. Problemas socioeconômicos  

Foi demonstrado que as dificuldades socioeconômicas têm um impacto negativo na autoestima, na tolerância à frustração e no sentimento de pertencimento, três aspectos fundamentais da saúde mental que, quando comprometidos, podem levar a ansiedade e depressão constantes.


4. Vícios

Os vícios são um problema que ameaça os jovens de todas as classes sociais e são considerados em si mesmos um problema de saúde mental, o que, por sua vez, pode desencadear uma ampla gama de transtornos mentais adicionais por conta de danos neuronais, da degradação das relações interpessoais e da síndrome de abstinência.  


5. Uso irresponsável da tecnologia

As redes sociais e os videogames também podem se tornar um vício, mas existem outros perigos associados ao uso da tecnologia digital e da Internet, já que consumir conteúdo indiscriminadamente ou se preocupar demais com o número de followers pode colocar em risco a autoestima e a conexão com a realidade.


6. Bullying e discriminação

O bullying é um dos fatores de risco mais presentes em diversos problemas emocionais entre os estudantes, como depressão, comportamentos agressivos, transtornos alimentares e até suicídio. Entre outras coisas, a discriminação destrói a autoestima, o senso de pertencimento e o senso de agência pessoal.  


7. Isolamento  

Finalmente, também pelo uso generalizado de tecnologias e, mais recentemente, pela pandemia de Covid, os jovens têm cada vez menos oportunidades de conviver com outras pessoas da própria idade e formar verdadeiras redes de apoio. Repetidas vezes, estudos em diferentes culturas e coortes populacionais provaram que a falta de relações sociais significativas é um fator crítico que determina nossa propensão a sofrer de depressão.  Embora algumas doenças e condições mentais tenham uma forte determinação genética, na maioria dos casos elas aparecem por uma combinação defatores que vêm tanto do indivíduo quanto de seu contexto.



MARINA ALVES - JORNALISTA

Atualmente sou graduanda em Jornalismo, me fascina escrever e dar voz a quem... [ Ler Mais ]



COMENTÁRIOS