LOGIN

O EQUILÍBRIO DA IA COM O HUMANO

A inteligência artificial surgiu para aprimorar e inovar nossas tarefas do dia a dia, facilitando nossa vida e nos ajudando nas áreas do trabalho, como tomada de decisões e planejamento. Apesar de ter tantos benefícios, também pode trazer pontos negativos para a nossa sociedade, como desemprego, riscos de segurança cibernética e até mesmo questões éticas. O uso da inteligência artificial é propicio para aumento da eficiência, qualidade e uma nova experiência para o cliente na empresa, como identificar novas tendências no momento e melhorar o empenho da empresa.

É visível que teria uma redução de custos enorme, pois elimina os pagamentos para tantos funcionários para a produtividade, sendo assim, a IA conseguiria manter a constância e o crescimento profissional, no entanto, mesmo a tecnologia substituindo e podendo melhorar as tarefas feitas pelos humanos, tudo tem um ponto negativo, como a falta da lealdade, empatia, pensamento crítico, inteligência emocional e vários outros aspectos. O interesse das empresas de investir na automação da tecnologia pode trazer preocupações pelas tarefas dos profissionais, como a possibilidade do aumento do desemprego, a discriminação produzida pela inteligência artificial e o vazamento de dados, podendo levar incertezas e preocupações sobre o futuro do trabalho. É necessário a legislação trabalhista se aprimorar e manter os direitos trabalhistas, o que já está acontecendo com as manifestações para alertar esse ponto. Em 2023, a greve dos roteiristas e atores em Hollywood aconteceu para o reajuste do salário, a regulamentação e garantia dos direitos trabalhistas no avanço da inteligência artificial, já que os empresários do meio cinematográfico queriam substituir e usufruir da imagem e ideias sem os direitos autorais.

É crucial também adotar um lado otimista do investimento futuro da inteligência artificial no mercado de trabalho, apenas tornando estratégias para que a IA e o ser humano possam trabalhar em conjunto, beneficiando os dois lados. Distribuindo setores para que a tecnologia faça as tarefas repetitivas e o humano se aprofundar em tarefas para estimular o lado intelectual. Isso inclui a supervisão e fiscalização dos dados e decisões feitas pela IA, o importante é equilibrar o funcionamento de ambos e não gerar uma nova crise na sociedade, sempre havendo uma regulamentação para garantir os direitos dos funcionários na empresa e limitando certas funções da inteligência artificial.

A tecnologia é o futuro de todos nós e não precisamos radicalizar e transformar isso em um obstáculo, e sim usar isso para o bem mundial.



ANALICE COSTA RUAS - JORNALISTA

Passei mais de uma década atuando como jornalista, profissão que desenvolveu em mim o gosto de... [ Ler Mais ]